SONAR 7 Producer Edition
A Cakewalk lançou uma nova versão do Sonar. Para já, podemos dizer que mais uma vez a marca esteve atenta às críticas, e respondeu a algumas delas. Desde logo, a edição MIDI sofreu amplas melhorias, sobretudo na janela de edição rolo de piano.
Para além disso, a parte MIDI do Sonar 7 foi ainda enriquecida com um sequenciador de padrões, o que vem trazer ao Sonar uma ferramenta apelativa para a dance music.
Outra parte em que o Sonar necessitava bastante de melhorar era nos instrumentos virtuais incluídos. Na nossa análise falámos da adição do Dimension e do Rapture ao pacote, eventualmente com versões LE.
Aparentemente, a Cakewalk leu a nossa análise, porque o Sonar 7 vem enriquecido com o Dimension LE (complementado pela biblioteca de orquestra Garritan Pocket Orchestra), o Rapture LE, e ainda o z3ta + (um extraordinário sintetizador criado por Rene Ceballos ainda no tempo da rgc Audio) e o DropZone, um sampler simplificado.
A secção de instrumentos virtuais sofreu ainda algumas melhorias, como a possibilidade de alterar os nomes dos sintetizadores na Synth Rack View, apagar as salvaguardas dos sintetizadores, e recarregar as definições dos instrumentos.
A secção de processamento foi enriquecida com novos plug-ins (LP-64 EQ e LP-64 Multiband Compressor), foi adicionada a capacidade de side-chaining, a qual, para além de passar a ser admitida nos canais, foi ainda adicionada a todos os plug-ins Sonitus e ainda ao VC-64. Por fim, foi ainda adicionada a capacidade de usar processadores externos como plug-ins através do External Insert. Finalmente podemos copiar definições de EQ de uns canais para outros.
Voltando ao campo do MIDI, talvez aquele que sofreu mais melhorias, e para além do já mencionado sequenciador de padrões, temos novas e flexíveis ferramentas adicionadas à janela de edição rolo de piano. Assim, esta passou a ter a possibilidade de abrir várias "tiras" de edição gráfoca de controladores (como já o faziam o Cubase, o Nuendo e o Samplitude).
Há ainda um novo modo "Piano Roll Microscope" (não temos detalhes), as cores dos eventos de nota passam a reflectir a velocidade, os eventos em "mute" passam a poder ser escondidos, podemos ajustar as velocidades sem mudar o tipo de visionamento, seleccionar os controlos de acordo com a duração das notas, mostrar as velocidades das notas seleccionadas, criar curvas de velocidade que afectam somente os eventos seleccionados, e criar eventos de nota, de controlador ou de velocidade graficamente de forma linear ou livremente, usando o lápis.
Podemos ainda dividir notas, colar notas, quantizar por arrasto, emudecer eventos seleccionados, e mais uma série de outras possibilidades de edição. Podemos dizer que, com estes melhoramentos, o Sonar se coloca ao nível do que de melhor existe em termos de edição MIDI em rolo de piano.
Outra ferramenta que está a suscitar-nos curiosidade é a V-Vocal, com as suas novas capacidades de Pitch-to-MIDI. Dependendo da sua cpacidade e precisão, imaginamos algumas utilizações bem interessantes para ela.
Ao nível do motor de áudio destacamos duas melhorias ao nível da funcionalidade e do desempenho – a possibilidade de activar a reprodução sem dados e a de reduzir a taxa de refrescamento do écran por forma a melhorar o desempenho da reprodução áudio.
Ao nível das capacidades de exportação e leitura de formatos, o Sonar também sofreu grandes melhorias. O programa é agora capaz de fazer "bounce" em tempor real, lê o formato Sony Wave-64 e outros, tem um barramento de Preview para masterização, inclui capacidades de ripping de CDs áudio bem como a possibilidade gravar CDs áudio directamente.
Finalmente, o programa é ainda capaz de de reverter clips que foram mudados para a sua localização de tempo original, importar e exportar áudio e MIDI para o painel de clips, e fazer Recovery de ficheiros (em caso de crash)
22 VIDEO AULAS SONAR
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